segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Há 100 anos nascia Maria de Barros Silva


Maria de Barros, nasceu no Sítio Gameleira, na então Vila de Brejão de Santa Cruz, Garanhuns - PE, em 7 de julho de 1921. Filha de Manoel Euclides de Barros (Mané de Né) e Maria Tenório de Barros. Neta de Antônio Herculano de Barros, Laurinda Tenório de Jesus, Manoel de Barros Silva Né (Mané de Né, Tenente da Guarda Nacional) e Inácia Padilha de Barros; bisneta de Herculano de Barros Silva, Cordulina Francisca de Barros, Bernardo de Barros Silva e Delmira de Barros Silva.

Maria de Barros casou com Luiz de Barros Silva (Lulu) em 01 de julho de 1944, cerimônia realizada pelo Juiz de Direito Dr. Lito de Azevedo Silva Filho. O casamento religioso foi realizado no dia 20 de novembro de 1943, pelo Padre Cornélio, na Igreja São Sebastião em Garanhuns.

Maria  sempre residiu no Sítio Gameleira, nunca deixou seu torrão, cresceu entre os cafezais, fruteiras e a criação de gado, a próspera Vila de Brejão naquela época era conhecida como o  "Celeiro de Garanhuns". 

Do casal nasceram seis filhos: Manoel, Ulisses (in memoriam), Luiza, Maria, José e Ivandete (foto abaixo). Maria de Barros Silva faleceu em 29 de julho de 1980 aos 59 anos de idade. Anchieta Gueiros é neto e afilhado de Maria de Barros Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tipos Populares que fizeram história no Sítio Gameleira em Brejão

Maria Bonita Coqueiro Imídio (Manoel Imídio Anacleto) - Era um tipo andarilho, o mesmo era capaz de andar 70 km para dar um recado. Era mui...